Anestesiologia - tecnicas anestesicas
Técnicas anestésicas odontológicas
Princípios básicos para a anestesia local
1. Antisepsia da mucosa na área de puntura da agulha.
2. Observar clinicamente, mediante palpação, os pontos de reparo anatômicos. 3. Fazer uso de anestésico tópico (pode ser aplicado com cotonete esterilizado ou gaze estéril).
4. Distensão da mucosa na região da puntura, para que a agulha não desvie da mucosa e a penetração seja a mais indolor possível.
5. Durante a realização de diversas técnicas anestésicas locais maxilares e mandibulares, tornase necessária a palpação digital de pontos de reparo para a introdução da agulha.
6. É fundamental que após a identificação desses pontos de reparo, o cirurgiãodentista utilize afastadores cirúrgicos do tipo Minessota para retrair os tecidos e facilitar a penetração da agulha evitando dessa forma acidentes perfurocortantes com o profissional durante a injeção anestésica.
7. Empunhadura adequada da seringa.
8. Posição ergonômica adequada do operador.
9. A penetração nos tecidos e a retirada da agulha deverão ser feitas em uma única direção, de forma a não desenvolver pressões de lateralidade. Se for necessário, a injeção em mais de uma direção, devemos retornar a agulha em sua posição inicial e então introduzila novamente em sua nova direção.
10. O bisel da agulha deverá estar voltado para o tecido ósseo.
11. A injeção da solução anestésica deverá ser lenta, utilizandose seringa anestésica que permita a realização de aspiração ou refluxo.
12. Durante toda a injeção o cirurgiãodentista deve manterse atento a qualquer possível reação do paciente, interrompendo de imediato a anestesia e estipulando, se necessário, tratamento imediato das alterações.
Alívio ou remoção da dor
Existem vários métodos para se obter alívio da dor com anestésicos locais. O local da
infiltração