Anemia Ferrea
Anemia ferropriva é a mais comum de todas as anemias.
O ferro é um nutriente essencial ao organismo, associado à produção de glóbulos vermelhos e ao transporte de oxigênio dos pulmões para todas as células do corpo.
Na falta de ferro na quantidade certa o organismo produz menos glóbulos vermelhos ou glóbulos vermelhos muito pequenos. Esta é denominada, anemia ferropriva ou anemia por deficiência de ferro.
CAUSAS
Os glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos) são produzidos pela medula óssea e duram na circulação por três a quatro meses, só então são eliminados e substituídos por novos.
O ferro é um componente importante dos glóbulos vermelhos. Sem o ferro, o sangue não consegue transportar oxigênio de forma eficaz. Normalmente, o organismo obtém o ferro por meio da dieta e reutilizando o ferro dos antigos glóbulos vermelhos. Quando ocorre uma deficiência de ferro no organismo, há falta de matéria-prima para a formação dos glóbulos vermelhos. A incapacidade de produzir hemácias provoca a anemia. A deficiência de ferro no organismo pode ocorrer por: sangramentos frequentes, má absorção, ingestão insuficiente, infestação por parasitas que expoliam ferro, hematúria e alguns casos em organismos que necessitam de mais ferro que o comum.
SINTOMAS
De inicio os sintomas podem ser: mau humor, fraqueza ou cansaço, dores de cabeça, dificuldades de concentração ou raciocínio. À medida que a anemia progride, pode aparecer: coloração azulada no branco dos olhos, unhas frágeis, tontura ao levantar-se, palidez, falta de ar, língua dolorida,infecções mais frequentes, mãos e pés frios, batimentos cardíacos mais acelerados, falta de apetite e desejos incomuns de ingerir certas substâncias não-nutritivas.
ALTERAÇOES
Para diagnosticar a existência de anemia, faz-se o hemograma completo, observando especialmente o hematócrito e a hemoglobina. Um valor baixo de hemoglobina e do hematócrito dizem que a pessoa tem anemia, mas não indicam o tipo nem a causa dela.