Anemia das doenças cronicas
MANAUS
2012
BIOMEDICINA
ANEMIAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS
Trabalho apresentado para obtenção de nota na disciplina de Hematologia,apresentado a professora Miharu Maguinoria Matsuura Matos.
04BIO/11N.
MANAUS
2012
INTRODUÇÃO
Na condição deste trabalho apresentado sobre Anemia de Doença Crônica (ADC) que é usualmente definida como a anemia que ocorre em distúrbios infecciosos crônicos, inflamatórios ou doenças neoplásicas, e é uma das síndromes clínicas mais comuns na prática clínica.Caracteristicamente, ADC corresponde à anemia normocrômica normocítica, leve a moderada, e caracteriza-se por hipoferremia na presença de estoques adequados de ferro. Os três principais mecanismos patológicos envolvidos na ADC são:diminuição da sobrevida da hemácia, falha da medula óssea em aumentar a produção de glóbulos vermelhos para compensar o aumento da sua demanda, e distúrbio da mobilização do ferro de depósito do sistema mononuclear fagocitário. O papel central dos monócitos e dos macrófagos e o aumento da produção de citocinas mediadoras da imune ou inflamatória, tais como: TNF α, INF γ e IL-1 estão implicados nos três processos envolvidos no desenvolvimento da ADC.
ANEMIAS DAS DOENÇAS CRÔNICAS (ADC)
Em pacientes portadores de doenças que evoluem durante um tempo longo pode surgir anemia etiopatogenia é complexa, dependendo de fatores muitas vezes concomitantes .As doenças que costumam cursar com anemia são entre outras,a artrite reumatoide, a poliomiosite a insuficiência hepática crônica,a tuberculose,as doenças neoplásicas(mieloproliferativas,carcinomas,sarcomas) e ainda,a intoxicação pelo chumbo.
No quadro hematológico há oligocitemia,baixa de hemoglobina e diminuição do ferro plasmático.Certos casos são muito semelhantes a anemia ferropriva,isto é,ocorrem microcitose e hipocromia.Diferem