anelídios
Publicado em 08/05/2009 por ressupost
De todos os filos que tradicionalmente são estudados dentro do Reino Animal, muitas novidades evolutivas a partir dos Moluscos apareceram.
Podemos elencar aqui algumas particularidades que o Filo Mollusca apresenta, diferentemente dos Filos anteriores como: a maoria com o corpo revestido com uma concha de carbonato de cálcio, presença de um verdadeiro celoma, aparecimento de um sistema circulatório fechado nos cefalópodes, sistema respiratório variando seus tipos nas diferentes Classes como branquial, pulmonar e cutáneo.
Em relação ao sistema nervoso uma maior centralização ganglionar é uma característica evidente, o que para esses animais está diretamente associado com o aparecimento de estruturas sensoriais que possibilitou a eles, uma maior exploração do ambiente em que vivem.
Nos anelídeos, a metamerização corporal foi um importante passo evolutivo que proporcionou uma maior independência das partes corporais do animal, associado com uma maior flexibilidade e mobilidade do corpo do animal e comaparando com os Filos anteriores a digestão passa a ser totalmente extracelular. Leia, a seguir, um texto do eminente evolucionista Charles Darwin sobre as minhocas; ele passou muitos anos estudando esses animais: “É difícil imaginar um organismo que tenha desempenhado papel mais importante na história do que essas modestas criaturas”.
Baseado no fragmento citado, que argumentos você utilizaria para defender a afirmação de Darwin?
Lembrem-se de nossas discussões em sala e tente resolver esta questão. filogenia Caros alunos,
Todos já sabem o quanto sou apaixonado pelos aspectos e processos evolutivos.
Procurem sempre que forem estudar os seres vivos, relacionar as semelhanças existentes entre eles e possíveis relações de parentesco presente. Desse modo, o estudo da biologia ficará mais prazeroso caminhando para uma linha de entendimento mais clara e menos decorativa.