anelideos
Introdução
Os anelídeos (filo Annelida) possuem o corpo segmentado em anéis. São triblásticos, celomados, protostômios e possuem um sistema digestório completo, com boca e ânus. Variam de poucos milímetros até mais de 3 metros. Os representantes mais conhecidos são as minhocas e as sanguessugas.
O sistema digestório é completo, com forma tubular, com boca e ânus e a digestão é do tipo extracelular. É bastante especializado pois existe uma grande variedade de dietas.
O sistema excretor é formado por metanefrídios (Sistema digestório dos moluscos) . Cada segmento do corpo possui um par de nefrídios ( túbulos sinuosos). Os metanefrídio são comuns em animais de simetria bilateral que não precisam conservar água.
A circulação é do tipo fechada, ou seja, o sangue é totalmente canalizado. Possui dois vasos sanguíneos principais, um dorsal e um ventral, que são ligados transversalmente por 5 vasos contráteis, que funcionam como 5 corações.
O sistema nervoso é do tipo ganglionar, formado por vários gânglios conectados por um cordão nervoso, chamado periesofagiano.
As formas de reprodução variam muito entre as espécies. Podem ser monoicos (quando um único indivíduo possui o gameta feminino e o masculino) ou dioicos ( quando existe a participação de dois seres de uma determinada espécie, possuindo um deles testículos e o outro ovários ), com desenvolvimento direto ou indireto e com fecundação cruzada. Pode ocorrer reprodução assexuada por esquizogênese.
Classificação
Oligochaeta: apresentam corpo cilíndrico, com poucas cerdas. São hermafroditas, com fecundação externa e desenvolvimento direto. Possuem uma estrutura chamada clitelo, que é uma região espessa da epiderme, local onde ocorre o desenvolvimento embrionário. Os músculos são reforçados por lamelas de colágeno. Os representantes mais conhecidos desta classe são as minhocas.
- Polichaeta: Anelídeos que possuem muitas cerdas, localizadas em projeções laterais do corpo, normalmente existe um par