Android
Voltado principalmente para negócios, esta versão tinha como principais características suporte a navegadores HTML, reprodução de vídeos via YouTube, além de serviços como GTalk, Gmail, Google Maps e Google Sync. Logo em sua primeira versão, implantou a janela de notificações, além de já possuir o Android Market para o download e atualização de apps.
O sistema do Google, porém, não trazia muitos recursos de câmera e nem reprodução de vídeos no media player. O Android Astro fez sua estreia no G1, primeiro gadget a trazer a plataforma ao mercado consumidor norte-americano pela operadora T-Mobile.
- Android 1.5 (Cupcake)
Lançada em abril de 2009, a segunda versão do Android foi a primeira disponível comercialmente em grande escala. A atualização trouxe correções de bugs e muitas funcionalidades ao sistema do Google. Além disso, o Cupcake chegou com o primeiro telefone touchscreen com a plataforma, o HTC Magic
Outra novidade da versão foi a introdução ds widgets de terceiros, além de uma ferramenta de copiar e colar, opção de captura de vídeo na câmera, upload de conteúdo para YouTube e Picasa. O Android Cupcake trouxe ainda o suporte a reprodução de vídeos, transições animadas de tela, opção de autorrotação de display e adição de fotos aos contatos favoritos.
- Android 1.6 (Donut)
Cinco meses após a estreia do Cupcake, o Android Donut chegou com o mesmo padrão visual do sistema anterior, porém ganhou novos recursos. Foram incluídos mais comandos de voz na busca de conteúdo, online e offline, integração entre galeria e câmera, melhor busca de apps no Android Market, com screenshots, e suporte a telas com resolução WVGA.
- Android 2.0 e 2.1 (Eclair)
Com papeis de parede animados, interface repaginada e novas funcionalidades, o Eclair foi lançado em outubro de 2009 e atualizado em janeiro de 2010. Nesta versão, surgiu o suporte a sincronização de contas, o que permitiu que os usuários adicionassem múltiplas contas em um