Android
O Android é um sistema operacional móvel que roda sobre o núcleo Linux, embora por enquanto seja ainda desenvolvido numa estrutura externa ao núcleo Linux. Foi inicialmente desenvolvido pela Google e posteriormente pela Open Handset Alliance, mas a Google é a responsável pela gerência do produto e engenharia de processos. O Android permite aos desenvolvedores escreverem software na linguagem de programação Java controlando o dispositivo via bibliotecas desenvolvidas pela Google. Existem atualmente mais de 100 mil aplicações disponíveis para Android. O sistema operacional Android consiste em 12 milhões de linhas de código, incluindo 3 milhões em XML, 2.8 milhões de linhas de C, 2.1 milhões de linhas de código Java e 1.75 milhões de linhas de código em C++.
Sistemas de Arquivos no Android
No Android, os arquivos agrupam-se de forma hierárquica chamada sistemas de arquivos. Um dispositivo móvel geralmente possui dois sistemas de arquivos: a memória não volátil do aparelho e o cartão de memória removível (cartão SD, por exemplo), sendo que ambos são mostrados como ramificações do diretório principal (/).
Diferentemente de sistemas de desktops comuns, no Android somente o aplicativo pode visualizar ou escrever em seu próprio diretório principal, e pode também, criar subdiretórios com permissões para que outros aplicativos o acessem. Quando uma aplicação necessita acessar uma informação de outra, utiliza-se um componente do tipo provedor de conteúdo.
No JAVA, o acesso ao sistema de arquivos é feita através das classes java.io. O Android fornece ainda classes auxiliares para criar e acessar novos arquivos e diretórios. Por exemplo, getDir (String s, int x) cria ou acessa um diretório, openFileInput (String s) abre um arquivo para entrada de dados e openFileOutput (String s, int x) cria o arquivo. O valor da variável de tipo int especifica as permissões, que podem ser:
MODE_PRIVATE: acesso proibido para outras aplicações.
MODE_WORLD_READABLE: