Andreia Regras Da ABNT
O Setor Público apresenta a exigência de demonstrações c5ontábeis que permitam comparar as contas públicas de qualquer país com o fim de avaliar e analisar o político fiscal, especialmente no que se refere ao desempenho do Governo.
Segundo NBC T 16.1
Visa o patrimônio Público. Fornece informações sobre os resultados alcançados e os aspectos de natureza orçamentária, econômica, financeira e física do patrimônio e suas mutações. Assim, estabelece base para o controle contábil do ciclo do planejamento indispensável a gestão de controle da Administração Publica. A contabilidade empresarial, a atividade privada, rege-se pela Lei das Sociedades Anônimas e pelo Código Civil, que estabelecem regras de procedimentos contábeis.Tem como foco principal o patrimônio e as suas avaliações, de tal forma que a principal peça é o balanço patrimonial.
Em comparação, porém, na contabilidade pública, o mais relevante é o balanço de resultados, que trata da despesa e da receita, ou seja, de que forma foi arrecadado o dinheiro e como foi aplicado.
Outra diferença é que a contabilidade da área empresarial tem como visão o patrimônio e o lucro. Já na área pública, a visão é a gestão.
Na contalidade publica tem Regime de Escrituração Contábil Regime Misto, sendo: Regime de Caixa para as receitas e Regime de Competência para as despesas.
E na contabilidade empresarial Regime de Competência tanto para as receitas quanto para as despesas
Demonstrações Financeiras:
Na contabilidade Pública: Balanço Orçamentário; Balanço Financeiro; Demonstração das Variações Patrimoniais e Balanço Patrimonial.
Na contabilidade empresarial: Balanço Patrimonial; DR; DOAR; DLPA e DMPL.
Resultados:
Na contabilidade