Andr Lu S P
ORGANOGRAMA, DISTRIBUIÇÃO DO TRABALHO E MANUAIS
ORGANOGRAMA: É um recurso gráfico que resume os níveis hierárquicos de uma instituição. Ele apresenta a estrutura orgânica da empresa, com ênfase sobre as relações de autoridade e subordinação entre os departamentos.
O organograma tem as seguintes funções:
1. Apresentar os órgãos competentes da empresa;
2. Revelar os vínculos e as relações de interdependência que unem os departamentos;
3. Indicar os níveis hierárquicos em que se divide a organização.
Segundo Balleestero-Alvares (2006), há quatro tipos de principais de organograma: (1) organograma em Linha; (2) organograma de assessoria; (3) Organograma funcional; e organograma Matricial.
DISTRIBUIÇÂO DO TRABALHO: Função desempenhada por uma analista de OSM, que irá analisar a distribuição de trabalho, mas de modo a garantir que:
O tempo de execução das tarefas atenda às necessidades da empresa;
As habilidades dos colaboradores sejam compatíveis com os cargos que ocupam;
As distribuições do trabalho entre os diversos cargos e departamentos fiquem equilibradas.
Tipos de distribuição do trabalho: Em Distribuição horizontal, pois não prioriza a distribuição hierárquica entre os colaboradores. E ela é comum em dois tipos (1) empresas com mão de obra altamente qualificada. Outro é Vertical, é fundamental levar em conta o nível hierárquico ao distribuir autoridade e responsabilidade sobre os subordinados.
MANUAIS: Os manuais são documentos elaborados dentro de uma empresa com finalidade de uniformizar os procedimentos que devem ser observados nas diversas áreas de atividades, sendo um ótimo instrumento de racionalização de métodos, de aperfeiçoamento do sistema de comunicação, favorecendo, finalmente, a integração dos diversos subsistemas organizacionais.
Os manuais organizacionais são conjuntos de normas que têm por objetivo padronizar as políticas, as instruções e os procedimentos que devem ser