Andef
Com o objetivo de melhorar a vida de pessoas com a deficiência física e sendo suas principais estratégicas a elevação da auto estima e o aumento dos níveis de autonomia. A Associação Niteroiense de Deficientes Físicos, mas conhecida como ANDEF foi fundada em 1981 e é válido ressaltar que é uma organização não-governamental e não possui nenhum fim lucrativo ou filiação religiosa ou partidária.
Reconhecida como uma das maiores entidades de representação atualmente com pessoas portadoras da deficiência física, se tornou auto- sustentável no ano de 1989, a associação gera recursos necessários para a manutenção de suas atividades, que beneficiam em média 600 pessoas ao mês, a ANDEF possui um título de utilidade pública em níveis Municipal, Estadual e Federal.
Ela busca evidenciar uma nova concepção sobre o portador de deficiência, rompendo preconceitos acerca de seu potencial de integração social, fornecendo ao portador de deficiência: o Grupo de Dança Corpo em Movimento que foi criado em 1998 e em sua formação inicial o bailarino Carlinho de Jesus aliou-se aos dançarinos desenvolvendo uma série de coreografias e anos de estrada o grupo já fez diversas apresentações no Brasil e no exterior; e o esporte que é uma tradição na instituição e no cenário Paraolímpico. Diversos atletas medalhistas em campeonatos paraolímpicos já passaram pela entidade e com o passar dos anos muitos outros surgem.
A ANDEF realizou seu maior projeto, a construção do Centro Social e Esportivo em Niterói, a maior sede de uma associação do gênero, na América Latina e uma das maiores do mundo que também é utilizada concentração e treinamento para inúmeras seleções paraolímpicas. E o seu comprometimento com o esporte paraolímpico começou bem antes do Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), 1995.
A equipe do Serviço Social possui um trabalho bem ativo na organização, como por exemplo, a elaboração de uma cartilha explicativa sobre passes livres Municipal e Estadual, entre outras cartilhas e