andebol
Disciplina de: Educação Física
Trabalho realizado por:
Fábio Fidalgo 11º C Nº11
Rui Alves 11º C Nº 17
Introdução
Foi pedido aos alunos que fizessem um trabalho sobre as modalidades de Natação e Andebol.
Por isso mesmo nós, Fábio e Rui, vamos nas páginas seguintes apresentar tudo o que conseguimos apurar.
Andebol
O andebol é uma modalidade desportiva que possui no máximo de 14 jogadores, o seu objectivo é a introdução da bola na baliza da equipa adversaria com o comprimento de podas as regras. O tempo do jogo é de 30 minutos cada parte.
O número de árbitros que constitui o jogo são dois, um central e um de baliza, ambos possuem os mesmos direitos.
O início do jogo dá-se quando um jogador da equipa atacante coloca o pé no centro do círculo central, todos os outros jogadores estão no seu devido campo, e este passa aos seus colegas de equipa a bola.
A reposição da bola em campo quando esta sai pela linha lateral, é feita, colocando, o jogador a que tem o direito à bola, o pé sobre a linha lateral e passando depois para os seus colegas. Quando a bola é lançada para a linha de fundo pelo atacante, a bola passa a pertencer ao guarda-redes. Na ocorrência de golo a reposição da bola em jogo e feita da mesma maneira de começar o jogo, já referida anteriormente.
O comportamento perante o adversário deve ser: utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola, é permitido tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado e bloquear o caminho do adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.
O posicionamento dos jogadores deve ser o seguinte:
Acções técnico-tácticas
Para se efectuar um bom passe é necessário ter o braço armado, ou seja é colocar o antebraço a fazer um ângulo de 90 graus com o corpo e também o antebraço com o braço.