Andebol
O andebol era já um jogo bastante difundido na Alemanha no século XIX. Em 1920, Karl Schellenz, professor da Escola Normal Superior de Educação Física de Berlim, observou numa viagem ao Uruguai um jogo a que chamavam Balón criado por Alberto Valetta. Baseando-se neste jogo, Schellenz lançou as bases do andebol de 11, praticado num campo de futebol e inspirado nas suas regras, mas jogado com as mãos. De forma semelhante, Maximilian Heiser contactou como um jogo que servia de complemento à preparação dos ginastas na Dinamarca e que se chamava Haandball. Nos países escandinavos e por razões climáticas, este desporto era praticado em recinto coberto e com 7 jogadores. Após a Segunda Guerra Mundial, a modalidade de 11 jogadores entrou em declínio, enquanto a de 7 se impunha como um desporto europeu, sobretudo nos meios escolares. O andebol masculino passou a fazer parte das modalidades olímpicas em 1972 e o feminino em 1976. É hoje um dos desportos colectivos mais populares a nível mundial, e crê-se que o segundo desporto mais praticado em Portugal, a seguir ao futebol. Caracterização da modalidade
O Andebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas (de sete jogadores de campo, mais cinco suplentes) cujo objectivo é introduzir a bola na baliza da equipa adversária e evitar que ela seja introduzida na sua, respeitando as regras do jogo.
O recinto oficial de jogo é rectangular delimitado por duas linhas laterais e duas linhas de baliza. Sobre cada uma destas últimas, ao centro, está colocado uma baliza.
Ganha o jogo a equipa que, no fim do tempo regulamentar, tenha obtido o maior número de golos. No entanto, os empates são permitidos no Andebol. Nas situações em que seja necessário desempatar, existirá um prolongamento de 10 minutos, divididos em 2 partes de 5 minutos. Subsistindo a igualdade, efectua-se um segundo prolongamento e, só depois, caso seja necessário, séries de 5 livres de 7 metros.
O andebol é jogado