Andae no espirito
Porém tradicionalmente, o cristianismo vem compreendendo Jesus dentro do conceito de trindade e comumente ouve-se cristãos afirmando que Jesus é Deus ou o próprio ADONAI (O PAI) em carne. Tais afirmações podem ser problemáticas se forem má formuladas, pois colocam em risco a fé monoteísta, produzindo assim uma doutrina que pode soar idólatra ou no mínimo triteísta. Pois afinal, se Deus é um e Seu nome é Adonai. Como pode haver outro Deus chamado Jesus? Esta é uma pergunta lógica, que automaticamente produzirá uma outra: “Jesus é Deus?”
Antes de responder esta pergunta, deve-se primeiro refletir sobre o que significa a palavra “Deus”. Ignorando o fato de que em português ela tem origem pagã, todos tem de alguma forma um conceito do que esta palavra significa, ou a quem ela se refere. Mas, sabe-se que há diferentes “deuses”, tanto quanto existem diferentes religiões. Porém, ao se tratar do Deus da Bíblia, a que Deus ela está se referindo? Conforme o texto citado, o Deus Único da Bíblia é ADONAI. Para ser mais exato, Seu nome é formado por quatro consoantes hebraicas – Yud, Hei, Vav e Hei, que formaria o correspondente em português YHVH. Como se pode observar, o nome de Deus não tem vogais, o que o torna conseqüentemente impronunciável. Muitos na tentativa de transliterar este nome criaram expressões como Jeová, Javé, Yavé, Yahweh ou Yahú; todas criações de um nome completamente desconhecido, conforme a lingüística hebraica vem comprovando.
Como vimos, o nome do Deus de Israel é impronunciável, sendo assim, foi criada uma forma alternativa de chamá-lo, neste caso, a