ancoras de carreira
O conceito de “âncora de carreira” surgiu a partir de 1961 com os estudos de Edgar Schein envolvendo 44 alunos de MBA da Sloan School of Management, do Massachusetts Institute of Technology (MIT), esses estudos duraram doze anos e durante esse tempo foram feitas algumas entrevistas que examinavam o histórico de trabalho e as razoes que determinavam as decisões em relação à carreira, feita a pesquisa, Schein definiu que âncoras de carreira são inclinações pessoais que servem de guia para as decisões relativas à carreira individual, ou seja, são diversas motivações e habilidades ocupacionais que orientam e integram as experiências profissionais.
Existem 8 tipos de âncoras de carreira que são Aptidão técnico-funcional, Aptidão administrativa geral, Autonomia/Independência, Segurança/Estabilidade, Criatividade empreendedora, Vontade de servir/Dedicação a uma causa, Puro desafio e Estilo de vida.
Aptidão técnico-funcional - As pessoas dessa âncora buscam especialização no que fazem e sentem-se muito estimuladas e motivadas por exercer o trabalho que fazem e serem especialistas em tais atividades.
Aptidão administrativa geral – Nesta âncora estão os chamados “tomadores de decisão”, são as pessoas que gostam de gerir pessoas e que conhecem todas as áreas da empresa, sentem-se motivados com muitas responsabilidades, oportunidades de liderança e alto rendimento, os indivíduos têm um bom relacionamento interpessoal, capacidade analítica, controle emocional.
Autonomia/Independência – Aqui estão os indivíduos que prezam pela independência, liberdade, autonomia, as pessoas dessa âncora não se sentem confortáveis com regras, horários de trabalho, fardamentos de uma organização, pois têm necessidade de fazerem as coisas do próprio jeito.
Segurança/Estabilidade – Estão as pessoas que prezam pela segurança financeira e estabilidade no trabalho, geralmente trabalham no governo ou exército, pois