Anatomia
A partir desta atividade, esperamos compreender melhor o paradigma atual da Saúde da Criança no país, a partir do estudo das políticas de saúde estabelecidas, e de sua eficácia, com relação à focalização das populações realmente de maior risco e visão integralizada da assistência, deslocando o enfoque médico – assistencialista (que privilegia a doença) para um que valorize a criança dentro de seu processo de crescimento e desenvolvimento.
É importante que o paciente não se sinta uma pessoa diferente psicologicamente pelo fato de por vezes ser aparentemente ‘diferente’, ou de levar uma rotina pouco diferenciada das demais crianças. A criança ainda que por ventura continue apresentando crescimento cefálico, deverá evoluir com uma vida social e escolar o mais normal possível. Destacamos este ponto de vista como ponto de partida de nosso trabalho, reforçando ao longo do mesmo a importância da assistência global aos indivíduos, evitando o equívoco de promover a dicotomia no processo saúde - doença. Assim, valorizaremos a criança como ser integrado à uma família e às uma comunidade, não priorizando-a pela sua patologia, e não considerando-a dentro de seu ambiente.
2. JUSTIFICATIVA
A terceiro-ventriculostomia endoscópica está se tornando um procedimento de rotina entre as intervenções neurocirúrgicas infantis. Entretanto, relatos sobre anestesia para crianças submetidas a tais procedimentos ainda são escassos. O objetivo desta série de casos foi demonstrar os cuidados e a eficácia do método empregado.
3 - OBJETIVOS 3.1 - OBJETIVO GERAL Descrever os principais desfechos perinatais e até 1 ano de idade relacionados ao