Anatomia
1. 2 rins, 2 ureteres, uretra e bexiga.
Rins - Atua como vias de passagem e de armazenamento. Com a filtração do sangue e a formação da urina, os rins contribuem para a homeostasia dos líquidos do corpo de várias maneiras. As funções dos rins incluem: Regulação da composição iónica do sangue; Manutenção da osmolaridade do sangue; Regulação do volume sanguíneo; Regulação da pressão arterial ;Regulação do pH do sangue; Liberação de hormônios; Regulação do nível de glicose no sangue; Excreção de resíduos e substâncias estranhas.
Ureter - São dois tubos que transportam a urinados rins para a bexiga.
Bexiga - A bexiga urinária funciona como um reservatório temporário para o armazenamentoda urina.
Uretra - A uretra é um tubo que conduz a urina da bexiga para o meio externo, sendorevestida por mucosa que contém grande quantidade de glândulas secretoras demuco. A uretra se abre para o exterior através do óstio externo da uretra.A uretra é diferente entre os dois sexos.
2. As atividades orgânicas resultam na decomposição de proteínas, lipídios e carboidratos acompanhados de liberação de energia e formação de produtos que precisam ser eliminados par o meio externo. A urina é um dos veículos de excreção com que conta o organismo.
3. Apresentando duas faces anterior e posterior e duas bordas medial e lateral e extremidades superior e inferior.
4. Os rins estão situados de cada lado da coluna vertebral, por diante da região superior da parede posterior do abdome, estendendo-se entre a 11ª costela e o processo transverso da 3ª vértebra lombar. São descritos como órgãos retroperiotoneais, por estarem posicionados por trás do peritônio da cavidade abdominal
5. É um tubo muscular que une o rim a bexiga. Partindo da pelve renal a parte superior e dilatada deste, segue em trajeto descendente pela parte posterior do abdome penetrando na pelve e seguindo até a o óstio ureteral onde se penetra na bexiga urinária, possuindo duas partes, abdominal e pélvica.