anatomia
Células. “em minha opinião, é mais interessante falar sobre falar sobre a importância da biologia para o esteticista do explicar cada organela de uma célula!”
Quando nos formarmos, iremos trabalhar com pele, a pele é nada mais do que um conjunto de células, cada tipo de cosméticos que utilizaremos para tratarmos essa pele será absorvido pelas células causando reação nos tecidos. É de extrema importância que os profissionais tenham grande conhecimento sobre a biologia para que saiba cada passo com o produto, qual o tipo de produto correto para cada tipo de pele e qual melhor cosmético para cada pele. “Afinal em muitos tratamentos contem produtos químicos que se não utilizados de maneira correta podem causar grandes danos, como manchas horríveis na pele (que é o que o ácido causa) infecções no tecido e até mesmo transmissão de doenças.”
SISTEMA MUSCULO ESQUELETICO
O sistema musculo esquelético humano consiste em mais de 200 ossos que estão fixos uns aos outros por meio de articulações e ligamentos. A flexibilidade é assegurada através dos vários músculos que podem ter três tipos de tecido:
O estriado esquelético: contituido por fibra estriada e de contração voluntária, que constitui a maior parte do corpo dos vertebrados, musculo popularmente chamado de carne, que recobre totalmente o esqueleto e está presa aos ossos.
O estriado cardíaco: constituído por fibra estriada do coração, chamado de miocárdio que tem contração involuntária. É o tecido que forma a camada do coração, responsável pelas contrações e distenções podendo conter um ou dois núcleos, que possibilitam uma série de atividades realizada pelo nosso corpo e possuem células ricas em proteína.
O musculo liso: constituído por fibra lisa, de contração involutaria, esse tecido é encontrado nas vísceras, artérias e músculos isolados, sendo resposaveis pelos movimentos peristálticos, suas fibras alongadas não possuem estrias e suas contrações são lentas.