anatomia
Realizar uma revisão dos conceitos sobre a posição anatômica, os principais planos de secção do corpo humano, os principais eixos anatômicos e sobre como a movimentação é realizada em torno desses eixos anatômicos.
Posição anatômica, é uma referência padronizada e usada por anatomistas e profissionais de saúde no intuito de evitar termos diferentes, então padronizou – se em:
Posição bípede ( em pé);
Corpo ereto;
Braços e antebraços ao lado do tronco e palmas das mãos para frente;
Coxas e pernas unidas com os pés apontados para frente;
Decúbito dorsal;
Decúbito ventral;
Decúbito lateral.
As descrições anatômicas tanto o corpo humano, quanto dos órgãos são baseados em três principais planos de secção anatômica. São eles: plano sagital, plano frontal e plano transversal.
Quando é observado o movimento do corpo humano, aplica-se o conhecimento de eixo. Os eixos são linhas imaginarias que atravessam os planos do corpo perpendicularmente para possibilitar movimentos. Lembrando estes planos e eixos serão sempre aplicados nas partes do corpo humano que permitem graus de movimentos amplos ( articulações diartrose). Os principais eixos são:
Eixo látero –lateral: Estende-se de um lado ao outro, tanto da direta para esquerda quanto o inverso perpendicular ao plano sagital. Esse eixo também [e conhecido como transversal ou horizontal. Esse eixo possibilita os movimentos de flexão e extensão. Exemplo : articulação do ombro, do cotovelo,etc.
Eixo Antero – posterior : estende-se em sentido anterior para posterior. Perpendicular ao plano frontal. Esse eixo é chamado de sagital. Possibilita os movimentos de abdução e adução. Exemplo: articulação do ombro, do quadril, etc.
Eixo longitudinal: estende-se de cima para baixo( ou vice e versa). Perpendicular ao plano transversal, esse eixo possibilita os movimentos de rotação medial. Exemplo: articulação do ombro, do cotovelo ,etc.