anatomia
A anatomia dentária se encarrega de estudar os dentes. Entretanto, o estudo do orgão dentário hoje recebe especial atenção.
Dentes são orgãos mineralizados, resistentes, esbranquiçados e implantados no ossos alveolares, anexados à maxila e à mandíbula. Os dentes desempenham importante papel na mastigação. Eles se dispõem em duas fileiras harmônicas chamadas arcadas dentárias. As arcadas dentárias separam, a boca em duas partes: cavidade bucal e vestibulo.
Vestíbulo buca:é a parte compreendida entre a face interna dos lábios e bochechas e a face externa dos dentes.
Orgão Dentário é o conjunto de estruturas que exercem importante papel no aparelho mastigatório, sendo elas : dente e periodonto.
Periodonto é composto por osso aveolar, cemento, gengiva e ligamento periodontal.
A porção visível dos dentes chama-se COROA. Anatomicamente o dente é formado por COROA, COLO e RAIZ. A coroa possui caracteristícas morfológicas e estruturais que permitem importante função no ato mastigatório. Ela é revestida por esmalte, que por sua vez é o tecido mais duro do organismo humano. Assim sendo, a coroa dentária é brilhante, esbranquiçada, situa-se acima dos ossos suportes e da gengiva.
A raiz do dente é a parte responsável pela fixação do dente no osso e por suportar impacto de forças mastigatórias. É através da raiz que o dente está, então, implantado no osso alveolar. A relação dente-alveolo recebe o nome de GONFOSE, sendo uma articulação semi-móvel. A raiz nem sempre é única, portanto, um dente pode ter uma, duas ou três raízes, possuindo morfologias variadas.
A porção intermediária entre COROA e RAIZ, chama-se COLO.
O colo dentário é a parte mais estrangulada do dente, e apresenta-se como uma linha sinuosa devido a disposição do esmalte a este nível. Estruturalmente, o dente é formado por esmalte, dentina, cemento e polpa. A raíz é revestida por uma fina camada de tecido osteóide, denominado cemento dentário. O esmalte