Anatomia
2. Nos anelídeos está localizado no epitélio de revestimento, nos moluscos temos neurônios sensitivos cujos corpos estão situados no interior do animal, mantendo um prolongamento na superfície. Já nos vertebrados, a quase totalidade dos neurônios aferentes(motor) têm seus corpos em gânglios sensitivos situados junto ao sistema nervoso central, sem, entretanto, penetrar nele.
3. No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia).
Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dos estímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase.
As células da glia fazem parte do sistema nervoso. São células auxiliares que possuem a função de suporte ao funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Estima-se que haja no SNC 10 células glia para cada neurônio, mas devido ao seu reduzido tamanho, elas ocupam a metade do volume do tecido nervoso. Elas diferem em forma e função e são elas: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.
4. Tubo neural é o nome que se dá às estruturas do embrião que se diferenciarão nos diversos e complexos componentes do sistema nervoso do adulto. É um dos primeiros eventos da embriogênese humana, ocorrendo nas primeiras três semanas de gestação. Os defeitos de fechamento do tubo neural pode provocar incidências que variam dependendo de fatores geográficos, raciais, genéticos e sazonais. Suas formas clínicas mais comuns, as anencefalias, as espinhas bífidas ocultas e as espinhas bífidas abertas.
5. Ele é constituído de encéfalo e medula espinal, protegidos por crânio e coluna vertebral, respectivamente. O encéfalo é