Anatomia
As funções básicas do organismo são controlados por dois sistemas fisiológicos:
O sistema nervoso e o endócrino ou hormonal.
No controle nervoso, a ação é mais rápida, pois é realizada por células especializadas na condução dos impulsos nervosos com grande velocidade, havendo liberação de substâncias (neuro-hormônios) nas sinapses.
No controle hormonal, a ação é mais lenta, pois depende da liberação de pequenas doses de hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas. Os hormônios são liberados na corrente sanguínea e através dela atingem os órgãos-alvo.
Em geral, o sistema hormonal está relacionado com o controle das funções metabólicas do organismo. Alguns efeitos ocorrem em questão de segundos, enquanto outros necessitam de inúmeros dias, semanas ou anos.
Quimicamente, os hormônios pertencem a três tipos básicos:
1). Hormônios esteróides: possuem estrutura química semelhante a do colesterol e, na maioria dos casos derivam do próprio colesterol. Os principais hormônios esteróides são secretados pelas seguintes glândulas:
a). Córtex supra-renal (cortisol e aldosterona);
b). Ovários (estrogênio e progesterona);
c). Testículos (testosterona) e,
d). Placenta (estrogênio e progesterona).
2). Proteínas ou peptídeos: grande parte dos hormônios são proteínas, peptídeos ou derivados dos mesmos. Como por exemplo podemos citar os hormônios hipofisários, a insulina, o glucagon e o paratormônio.
3). Derivados do aminoácido tirosina: (derivados fenólicos) são os hormônios tireoidianos e os hormônios da medula da supra-renal.
CONTROLE AS VELOCIDADE DE SECREÇÃO DOS HORMÔNIOS
O papel do feedback negativo.
A velocidade de secreção de todos os hormônios é controlado por algum sistema de controle interno. Geralmente esse controle é exercido por meio de um mecanismo de feedback negativo que ocorre da seguinte forma:
1). A glândula endócrina tem tendência a produzir hormônio em excesso;
2). O hormônio secretado exerce cada vez mais seu efeito