Anatomia
Limitada na parte superior pelo diafragma, músculo plano que a separa da cavidade torácica, e na parte inferior pela pelve, a cavidade abdominal tem como limites à frente e de lado as paredes abdominais anterior e laterais, enquanto que atrás está protegida pela coluna vertebral e, na parte mais alta, pelas costelas inferiores.
No interior da cavidade abdominal estão alojados diversos órgãos do aparelho digestivo (estômago, intestino delgado, intestino grosso, fígado, vesícula e vias biliares, pâncreas), o baço, os rins e as glândulas supra - renais , as vias urinárias (ureteres) e a bexiga, órgãos do aparelho reprodutor (diferindo de acordo com o sexo: praticamente todos na mulher, como o útero, os ovários e as trompas, enquanto que no homem uma parte situa-se em posição externa), numerosos vasos sanguíneos e linfáticos, ligamentos e restantes estruturas que fixam os órgãos nas suas respectivas posições. Na dissecção do abdome existem as seguintes camadas:
- pele;
- gordura (tecido adiposo subcutâneo); o tecido adiposo subcutâneo pode se espessar em determinadas regiões do abdome, como é o caso da região inguinal. Essa gordura se espessa e forma uma fáscia que é chamada de Fáscia de Scarpa.
- aponeurose;
- músculos;
- fáscia transversal;
- tecido extraperitoneal;
- peritônio.
A porção muscular do abdome é formado por quatro músculos que estão na parede ântero-lateral do abdome: oblíquo externo, oblíquo interno, transverso do abdome e reto do abdome.
A parede abdominal recebe uma musculatura que vem desde a parte anterior, passa pela lateral e abraça a região posterior. Essa musculatura é considerada ântero-latero-posterior, e dispõe-se em estojos através de suas fáscias, que se prendem aos ossos, formando aponeuroses. Elas vão formar na região mediana do corpo a linha alba (branca ou média), que vai dividir o abdome em lados direito e esquerdo.
Parede abdominal
Na parte anterior e nas laterais, sem limites precisos, a parede