Anatomia
Nutrição & Dietética 1) Qual é o conceito de transtornos alimentares? é um termo amplo usado para designar qualquer padrão de comportamentos alimentares que causam severo prejuízo à saúde de um indivíduo. São considerados como patologias e descritos detalhadamente pelo CID 10, DSM IV e pela OMS. Geralmente apresentam as suas primeiras manifestações na infância e na adolescência. O diagnóstico precoce e uma abordagem terapêutica adequada dos transtornos alimentares são fundamentais para o manejo clínico e o prognóstico destas condições. 2) Cite os principais transtornos alimentares?
Os principais transtornos alimentares: a anorexia nervosa (AN), a bulimia nervosa (BN) e os transtornos alimentares atípicos foram descritos como entidades nosológicas claras há mais de 30 anos. Esses transtornos afetam principalmente mulheres causando sérios prejuízos sociais, psicológicos, além de um aumento na morbidade e mortalidade. Nesses transtornos há uma marcante preocupação com a imagem corporal e o engajamento em dietas e métodos nocivos para buscar o corpo desejado. 3) Quais são as principais diferenças entre bulimia e anorexia?
A bulimia nervosa é um transtorno alimentar associado com a anorexia nervosa, com o porém em que a pessoa bulímica tende a ter períodos onde alimenta-se em excesso, seguido pelo sentimento de culpa, por causa do ganho de peso. Para eliminar esse excesso, a pessoa bulímica exercita-se demais, vomita o que come, e/ou faz uso excessivo de laxantes e diuréticos.
Além dos mesmos danos à saúde causado pela anorexia, a bulimia nervosa tem outras complicações como danos severos ao esôfago, às glândulas salivares e aos dentes, por causa do ácido estomacal, presente no vômito, que corrói tais órgãos.A anorexia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo