Anatomia
Os nervos cranianos são responsáveis por fazer ligação com o encéfalo. É 12 pares de nervos, cada um com uma classificação específica. São nervos de origem aparente, sendo numerados em algarismos romanos. Os 12 pares de nervos cranianos são:
I - Nervo Olfatório – é um nervo sensitivo, com a função de olfação, sua origem se dá no bulbo olfatório.
II - Nervo Óptico - Passa pelo forame óptico e tem função de visão, sua origem se dá na retina. Chega até o crânio pelo canal óptico.
III - Nervo Oculomotor – É um nervo motor que se origina dos núcleos no interior do mesencéfalo. O ramo superior inerva o musculo reto superior que move o bulbo superiormente, e o musculo levantador da pálpebra superior, que eleva a pálpebra superior. O ramo inferior inerva os músculos reto medial, reto inferior e obliquo inferior que movimentam o bulbo do olho, medial, inferior e superior e lateralmente.
IV - Nervo Troclear – É um nervo misto muito pequeno que emerge de um núcleo no interior do mesencéfalo e passa pelo crânio através da fissura orbital superior da orbita, inerva o musculo obliquo superior do bulbo do olho com fibras motoras e fibras sensitivas.
V - Nervo Trigêmeo – é um nervo misto, pois é responsável pelos movimentos da mastigação e percepções sensoriais da face, seios da face e dentes. Originam-se dos núcleos no interior da ponte e funções sensitivas que terminam nos núcleos do interior do mesencéfalo, ponte e bulbo. O nervo trigêmeo é dividido em três partes nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular.
VI - Nervo Abducente – É um nervo misto que atravessa a fissura orbital superior da orbita para inervar o musculo reto lateral do olho. Origina-se de um núcleo dentro da ponte e emerge pela porção interior da ponte e margem anterior do bulbo.
VII - Nervo Facial – Também é um nervo misto, é responsável pelos impulsos pelas fibras motoras que causam contração do ventre posterior do musculo digástrico e dos