Anatomia
1. Conceito
A artrite reumatoide (AR) e uma doença inflamatória crônica que pode acometer vários órgãos e tecido do corpo, mas apresenta uma clara preferência pelas articulações. Damos o nome de artrite à inflamação de uma ou mais articulações. Uma articulação com artrite se apresenta inchada, avermelhada, quente e extremamente. Quanto apenas uma articulação está inflamada, chamamos de monoartrite. Quando ocorre inflamação de várias articulações estamos diante de uma poli artrite. A artrite pode ainda ser simétrica quando acometem simultaneamente duas articulações irmã como joelhos, punhos, tornozelos, etc.
As articulações ao longo do corpo não são todos iguais. Algumas articulações são conectadas por um tecido fibroso, que cola um osso ao outro, tornando-os imóveis, como no caso dos ossos do crânio; outras são ligadas por cartilagens vertebras das colunas; há ainda as articulações móveis, que normalmente são ligadas por uma cartilagem e uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial) permitindo amplo movimento dos ossos com mínimo atrito entre eles, como é o caso do joelho, cotovelo, ombros etc.
Quando a articulação apresenta-se inflamada damos o nome de artrite. Quando a articulação encontra-se dolorida, mas sem sinais clínicos de inflamação (inchaço, calor e rubor) dizemos que há uma artralgia. Para saber mais leia: Artrite e Artrose / Sintomas e Diferença.
Várias outras doenças acometem as articulações, manifestando-se com quadros de atrite, fazendo parte do diagnóstico diferencial da artrite reumatoide, entre elas podemos citar: Lúpus; Gota; Osteoartrite/artrose; Artrite séptica (infecção da articulação); Artrite psoriásica; Doença de still; Espondilite anquilosante e Febre reumática.
Umas características típicas de a inflamação articular da artrite reumatoide é o acometimento da sinovial, tecido cheio de líquido que se localiza no centro das articulações, servindo para diminuir o atrito entre os ossos, como uma espécie de óleo