anatomia e fisiologia do sistema imunologico
Para melhor entender a leucemia, é importante compreendermos a composição do sangue e da medula óssea normal.
O sangue é produzido na medula óssea, que circula pelo sistema vascular sanguíneo, e tem como função a manutenção da vida do organismo por meio do transporte de nutrientes, oxigênio, toxinas e gás carbônico. O sangue é constituído por vários tipos de células, imersas no plasma e que constituem a parte sólida do saue. O plasma é formado por água e vários elementos como: proteínas, hormônios, minerais, vitaminas e anticorpos.
Medula Óssea
A medula óssea é um tecido esponjoso, localizada na parte interna e central dos ossos, como os ossos do crânio, omoplatas, costelas, pélvis e coluna vertebral, e é onde são produzidas as células sanguíneas.
As células-tronco do sangue são as responsáveis pela produção de todas as células sanguíneas no interior da medula óssea. Neste processo, as células se desenvolvem em um dos três tipos principais de componentes celulares:
Glóbulos vermelhos.
Plaquetas.
Glóbulos brancos (que incluem: linfócitos, granulócitos, e monócitos).
Glóbulos Vermelhos
Os eritrócitos (glóbulos vermelhos ou hemácias) são responsáveis pelo transporte do oxigênio dos pulmões para todos os outros tecidos do corpo.
Plaquetas
As plaquetas são células pequenas responsáveis pela coagulação sanguínea.
Glóbulos Brancos
Os leucócitos ou glóbulos brancos são células de defesa, que ajudam o organismo a combater infecções.
Linfócitos
Os linfócitos são as células que formam o tecido linfóide, que têm como principal função manter a imunidade. O tecido linfóide é encontrado em nódulos linfáticos, como timo, baço, amígdalas, adenóides, e está espalhado por todo o aparelho digestivo e respiratório e da medula óssea.
Os principais tipos de linfócitos são:
Linfócitos B - Os linfócitos B produzem os anticorpos, que se ligam aos germes (bactérias, vírus e fungos), para destruí-los.
Linfócitos T - Existem