anatomia sistémica
CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ANATOMIA SISTÉMICA
ALUNA: GISELE STELLET ALVES
ORIENTADOR: SÉRGIO PINTO
RIO DE JANEIRO, ABRIL
2014
SISTEMA CARDIOVASCULAR
A função básica do sistema cardiovascular é levar material nutritivo e oxigênio as células, e também transportar produtos residuais do metabolismo celular.
É um sistema fechado sem contato com o meio externo.
É constituído de tubos e humores. Os tubos são chamados de vasos e os humores são o sangue e a linfa.
O coração é o órgão central que funciona como bomba propulsora para a circulação dos humores.
FUNÇÔES DO SISTEMA CARDIOVASCULAR
Transporte de gases: Os pulmões, responsáveis pela obtenção de oxigênio e pela eliminação de dióxido de carbono, comunicam-se com os demais tecidos do corpo por meio do sangue.
Transporte de nutrientes: No tubo digestório, os nutrientes resultantes da digestão passam através de um fino epitélio e alcançam o sangue. Por essa verdadeira "auto-estrada", os nutrientes são levados aos tecidos do corpo, nos quais se difundem para o líquido intersticial que banha as células.
Transporte de resíduos metabólicos: A atividade metabólica das células do corpo origina resíduos, mas apenas alguns órgãos podem eliminá-los para o meio externo. O transporte dessas substâncias, de onde são formadas até os órgãos de excreção é feito pelo sangue.
Transporte de hormônios: Hormônios são substâncias secretadas por certos órgãos, distribuídas pelo sangue e capazes de modificar o funcionamento de outros órgãos do corpo. A colecistocinina, por exemplo, é produzida pelo duodeno, durante a passagem do alimento, e lançada no sangue. Um de seus efeitos é estimular a contração da vesícula biliar e a liberação da bile no duodeno.
Intercâmbio de materiais: Algumas substâncias são produzidas ou armazenadas em uma parte do corpo e utilizadas em outra parte. Células do fígado, por exemplo, armazenam moléculas de glicogênio,