Anatomia palpatoria
Definiçao:
Anatomia palpatória é um método de pesquisa das estruturas anatômicas (ossos, ligamentos, tendões, corpos musculares, elementos vasculo-nervosos). Examina-se através do sentido do tato. Um exame minucioso, uma pesquisa na busca de definições. O estudo e a pratica das técnicas de contato manual por um período prolongado proporciona ao profissional a habilidade de receber informações relativas a cada um dos pacientes. A arte da palpação não é totalmente compreendida até que se faça necessária. O aprimoramento da arte é atingido por meio da pratica.
Efeitos de palpação no paciente:
A investigação inicial deve ser realizada com cuidado e sensibilidade. Em alguns países, existe a tendência de evitar esse tipo de contato na idade adulta devido a cultura, classe, religião...
O paciente precisa confiar no palpador, que deve fornecer informações verbais e não-verbais. A inadequação física ou verbal nesse estagio pode levar ao bloqueio total e a não cooperação da parte do paciente. O paciente adquiri gradualmente confiança. Ao examinar o movimento já é preciso existir um certo sentimento de confiança, e se a manipulação for cuidadosa, ainda que firme, muito da tensão pode ser reduzida. Um sentimento de cooperação e confiança supera a relutância inicial com relação ao atendimento médico.
PALPAÇÃO DOS MUSCULOS DO DORSO
Conceito: É a parte posterior do tronco, abaixo do pescoço e acima das nádegas.
Esternocleidomastóideo
Origem: Manubrio e porção medial da clavicula.
Inserção: processo mastóide
Como palpar:
Peça para o paciente rodar a cabeça para um dos lados (ex: lado direito), na região anterior do pescoço, do lado oposto do exemplo (lado esquerdo), torna-se evidente o músculo esternocleidomastóideo .
Trapézio superior
Origem: osso occipital até C7.
Inserção: porção lateral da clavicula.
Como palpar:
Coloque a palma de uma das mãos sobre o acrômio, solicite para o paciente elevar o ombro (empurrar sua