Anatomia - ossos das pernas e suas funções.
Fêmur
Osso da coxa que também é o maior do corpo e o primeiro da perna, se localiza na coxa, ficando entre a anca e o joelho, e em sua parte superior encontramos uma cabeça arredondada que fica recoberta de cartilagem e que se junta ao acetúlo do quadril, e na extremidade inferior se articula com a tíbia.
Rotula ou Patela
É um osso pequeno e de formato triangular que protege a articulação do joelho e se situa entre a coxa e o restante da perna, atuando como uma polia.
Tíbia
É o segundo maior osso do corpo e fica na parte que é mais conhecido como canela.
Perônio ou Fíbula
Osso dividido em cabeça, corpo e maléolo lateral, localiza-se na face lateral da tíbia fazendo assim parte da face lateral da perna.
Portanto esses são os ossos que formam nossa perna, e apesar de acharem que o fêmur não faz parte da perna, ele é sim peça constituinte e fundamental da perna.
Ossos do pé e suas funções
Calcâneo:É o maior e mais forte osso do pé. Na posição de pé transmite a maior parte do peso do corpo do tálus para o solo. Dois terços anteriores da superfície superior do calcâneo articulam-se com tálus e a face anterior articula-se com o cubóide. A parte posterior do calcâneo tem uma proeminência grande de sustentação de peso, a tuberosidade do calcâneo, que possui processos medial e lateral. Apenas o processo medial toca o solo na posição de pé.
Tálus
É o único osso tarsal que não possui fixações musculares ou tendíneas. É formado pela cabeça, colo, tróclea e por dois processos, um lateral e outro posterior. A face superior do talus esta segura pelos dois maléolos e recebe peso do corpo através da tíbia. Esse peso é dividido entre o calcâneo, sobre o qual está apoiado o corpo do tálus, e a parte anterior do pé que recebe a cabeça do tálus.
O corpo to tálus sustenta a tróclea superiormente e estreita-se formando um processo posterior, ladeado por um tubérculo lateral e um tubérculo medial.
Cubóide: tem forma cúbica e é o osso mais