Pre projeto - tcc
1. TEMA
“CONTABILIDADE INTERNACIONAL: ESTUDO DA CONSOLIDAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, NORMAS BRASILEIRAS E IFRS APLICADA AS INDÚSTRIAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS NA BOVESPA ”
2. INTRODUÇÃO
O objetivo das Demonstrações Contábeis é fornecer informações sobre a posição patrimonial e financeira, o desempenho e as mudanças na posição financeira da entidade, que sejam úteis a um grande número de usuários em suas avaliações e tomadas de decisão econômica.
A expansão dos mercados e a crescente globalização da economia impuseram para as empresas a necessidade da elaboração de demonstrações contábeis baseadas em normas e critérios uniformes e homogêneos, oferecendo aos proprietários, gestores, investidores e analistas financeiros de todo o mundo informações transparentes confiáveis e comparativas nos seus processos de tomadas de decisões. Devido a essa necessidade global, o International Accounting Standards Board (IASB) emitiu um conjunto de normas contábeis denominado International Financial Reporting Standards (IFRS). Para agilizar e facilitar o processo de convergência das práticas contábeis mundiais, o IASB emitiu a IFRS 1 - First-time Adoption of International Financial Reporting Standards, que objetiva orientar as empresas que pretendem implantar as novas normas pela primeira vez.
No Brasil, os órgãos reguladores juntam esforços de diferentes formas no intuito de encorajar e facilitar a implantação do IFRS pelas indústrias brasileiras de capital aberto listadas na BOVESPA. Contudo, alguns problemas tornam mais lento esse processo de convergência das normas brasileiras de contabilidade às normas internacionais, o que decorre do fato de que as práticas contábeis aplicáveis às companhias abertas brasileiras estão regidas pela Lei 6404/76. O Projeto de Lei 3.741 de 2000, alterou a parte contábil Lei 6404/76, contemplando, dentre as modificações