Anatomia macroscópica do cerebelo
I. Generalidades
Do latim: cérebro pequeno, representa 10% do volume total do cérebro, porém contém mais que a metade de todos os neurônios do SNC.
Relaciona-se com o controle motor e surge naqueles animais que dependiam de um melhor controle motor (postura, equilíbrio e movimentos mais finos). Órgão que não é necessário para percepção ou contração muscular. Regula indiretamente a postura e a correção momento a momento o movimento.
II. Conceito
É a parte do sistema nervosos central situada dorsalmente ao tronco e inferiormente ao lobo occipital do telencéfalo. Faz parte do sistema supra segmentar que controla e corrige o ato motor.
III. Origem embriológica: parte posterior do metencéfalo
IV. Posição anatômica: na fossa posterior do crânio, limitada superiormente por uma dobra de dura-máter. Localiza-se posteriormente ao tronco encefálico
V. Relações:
5.1 - Pedúnculo cerebelar superior- formados predominantemente por fibras eferentes que projetam-se ao cérebro
5.2 - Pedúnculo cerebelar médio- formados predominantemente por fibras aferentes dos núcleos pontinos
5.3 - Pedúnculo cerebelar inferior - formados predominantemente por fibras aferentes oriundas da ME e bulbo
VI. Funções: controle dos movimentos (equilíbrio e postura) e do tônus muscular,
bem como a aprendizagem motora. Controla/influencia os neurônios motores homolaterais da ME, TE e córtex motor. Lesões cerebelares determinam erros no planejamento e execução do movimento
VII. Aspectos morfológicos:
7.1. Faces:
7.1.1
-
Face
anterior
-
relaciona-se com o Tronco Encefálico.
7.1.2
-
Face
superior
-
relaciona-se com o lobo occipital, separados pela tenda do cerebelo.
7.1.3 - Face inferior- apoiada na fossa posterior do crânio. Nesta face encontra- se a amígdala que em casos de hipertensão craniana podem penetrar no forame magno (hérnia), comprimindo o bulbo. 7.2. Fissuras:
7.2.1 - Póstero-lateral -