Anatomia humana
Aluna: Fabiana Arrivabene- 263647
Trabalho de: Anatomia Humana!
Crescimento, Desenvolvimento e arquitetura crânio-facial:
O crescimento é o resultado de processos biológicos através dos quais a matéria viva normalmente se torna maior; pode resultar em aumento ou diminuição de tamanho,mudanças na forma ou proporção, complexidade, textura ,etc.
Desenvolvimento = Crescimento (mudança em quantidade) + Diferenciação (mudança em qualidade) + Deslocamento (mudança em posição). No desenvolvimento temos:
1) Deposição/Aposição óssea: Área de adição de novo tecido ósseo e de direção de crescimento;
2) Reabsorção óssea: Área de remoção de tecido ósseo, lado oposto ao de deposição;
3) Flutuação: Processo de deposição e reabsorção.
As Atividades diversificadas e taxas de crescimento resultam no crescimento diferencial produzindo ossos de formas irregulares. As formas irregulares são respostas a funções variadas impostas aos ossos pela matriz dos tecidos moles. O projeto para a estrutura, a construção e o crescimento de um osso se baseia nos músculos, língua, lábios, bochechas, tegumento, mucosa, nervos, vasos sanguíneos, vias aéreas..., enfim,tudo que produza sinais de informação que determine o desenvolvimento do osso.
Temos os campos de crescimento com significado ou papel especial no crescimento de alguns ossos, que são: 1) Côndilo; 2) Tuberosidade maxilar; 3) Sincondroses da base do crânio; 4) Suturas e processos alveolares.
Em todo crescimento ósseo temos aposição e reabsorção em diferentes campos de crescimento promovendo remodelação óssea, ou seja, alterações no tamanho e na forma. Existe dois tipos de movimentos de crescimento, o deslizamento cortical e o deslocamento.
Deslizamento cortical:Movimento de crescimento de uma parte aumentada do osso por ação da remodelação e de seus tecidos Osteogênicos e o movimento em direção à superfície de aposição.
Deslocamento: Movimento do osso inteiro à medida que