Anatomia dos Sistemas 2
Trato digestório =Tubo oco - cavidade bucal ao ânus - trato gastrointestinal.Inclui: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Órgãos digestórios acessórios: Dentes, a língua, as glândulas salivares, o fígado, vesícula biliar e o pâncreas.
Funções: Aproveitamento de substâncias alimentares - Transformação mecânica e química das macromoléculas alimentares - Transporte de alimentos digeridos- Eliminação de resíduos alimentares.
Processos digestórios: Mastigação: Desintegração parcial dos alimentos, processo mecânico e químico. Deglutição: Condução dos alimentos através da faringe para o esôfago. Ingestão: Introdução do alimento no estômago. Digestão: Desdobramento do alimento em moléculas mais simples. Absorção: Processo realizado pelos intestinos. Defecação: Eliminação de substâncias não digerida do trato gastro intestinal.
Cavidade da boca- O alimento é mastigado pelos dentes, e a saliva (glândulas salivares) - bolo alimentar controlável. A deglutição é iniciada na cavidade da boca e empurra o bolo da cavidade da boca para a faringe (voluntário). Após – fase automática da deglutição.
Dentes- São estruturas cônicas, duras, fixadas nos alvéolos da mandíbula e maxila; Mastigação e assistência à fala. Crianças (> 2 anos) - 20 dentes decíduos (primários ou de leite).Adultos (>18 anos) normalmente possuem 32 dentes secundários.
Papilas linguais- São projeções rugosas distribuídas nos 2/3 anteriores da língua. Os tipos são: Valadas,Fungiformes,Filiformes e Simples.
Faringe: É um tubo que se estende da boca até o esôfago. 3 estágios: Voluntário: no qual o bolo alimentar é passado para a parte oral da faringe. Faríngeo: passagem involuntária- faringe para o esôfago. Esofágico: passagem involuntária - esôfago para o estômago.
Esôfago- É um tubo fibro-músculo-mucoso - faringe e estômago.Se localiza posteriomente à traquéia começando na altura da 7ª vértebra cervical.Perfura o diafragma pela abertura