anatomia do sistema reprodutor feminino
1.CONCEITO
É o conjunto de órgãos encarregados da reprodução na mulher. Compõe-se de órgãos gametógenos (produtores de gametas) e órgãos gametóforos (por onde transitam os gametas), e de um órgão que vai abrigar o novo ser vivo em desevolvimento. (DANGELLO & FATTINI, 2009)
2. ÓRGÃOS GENITAIS FEMININOS (FIGURA 1) I) Gônadas (ou órgãos produtores de gametas) – os ovários, que produzem os óvulos; II) Vias condutoras de gametas – sãos as tubas uterinas; III) Órgão que abriga o novo ser vivo – útero; IV) Órgão da cúpula – representando a vagina; V) Estruturas eréteis – clitóris e o bulbo do vestíbulo; VI) Glândulas anexas- glândulas vestibulares maiores e menores; VII) Órgãos genitais externos- vulva: monte púbico, lábios maiores e menores, clitóris, bulbo do vestíbulo e glândulas vestibulares.
Figura 1. Aparelho Reprodutor Feminino.
2.1 LOCALIZAÇÃO Os ovários, as tubas e o útero estão situados na cavidade pélvica, entre a bexiga (que é anterior a eles) e o reto (posterior). Figura 2.
Fig. 2- Órgãos do sistema genital feminino, em corte sagital mediano
2.2 Ovários
Os ovários produzem os óvulos no final da puberdade, e são responsáveis pela produção de hormônios os quais controlam o desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários e são eles que atuam na implantação do óvulo fecundado e no início do desenvolvimento do embrião.
2.3 Tubas Uterinas
Transportam os óvulos que romperam a superfície do ovário para a cavidade do útero. Passam, por elas, os espermatozóide e a fecundação ocorre habitualmente dentro da tuba. A tuba é subdividida em quatro partes, que indo do útero para o ovário, são: uterina (na parte do útero), istmo, ampola e infundíbulo. (DANGELO & FATTINI, 2009)
2.4 Útero É o órgão que aloja o embrião e o qual este se desenvolve até o nascimento, e é subdividido em quatro partes: fundo, corpo, istmo e cérvix. O corpo comunica-se com as tubas