Anatomia do Sistema Endócrino
O trabalho apresentado tem por finalidade detalhar o estudo de um tema complexo, o sistema endócrino, com a presença de estudiosos possibilitando uma visão global do tema para fácil entendimento.
Esse sistema coordena diferentes órgãos do corpo por meio de hormônios, produzidos em estruturas distantes dos locais em que atuam. Essa coordenação é progressiva e contínua.
Palavras-chave: Sistema; endócrino; glândulas.
SUMÁRIO
RESUMO 02
INTRODUÇÃO 04
CAPÍTULO 1 – Principais órgãos 05
1.1 Hipotálamo 05
1.2 Hipófise 05
1.3 Pineal 06
1.4 Tireóide 07
1.5 Paratireóides 08
1.6 Timo 08
1.7 Coração 09
1.8 Rins 10
1.9 Supra-renais ou Adrenais 10
1.10 Pâncreas 11
1.11 Estômago 11
1.12 Intestinos 12
1.13 Gônadas 13
2.0 CONCLUSÃO 14
3.0 REFERÊNCIAS 1
1
INTRODUÇÃO É formado pelo conjunto de glândulas que apresentam como atividade característica a produção de secreções chamadas hormônios. As substâncias produzidas são secretadas na corrente sanguínea, para que sejam direcionadas aos órgãos respectivos. Trabalha em conjunto com o Sistema Nervoso, e eles interagem da seguinte forma: o Nervoso fornece ao Endócrino informações sobre o meio ambiente através da condução dos impulsos nervosos e o Endócrino se encarrega da regulação da parte interna do organismo. Em geral, o Sistema Hormonal está relacionado com o controle das funções metabólicas do organismo. As principais glândulas do Sistema Endócrino são: Hipófise, Tireoide, Paratireoide, Supra-Renais (ou Adrenais), Pâncreas e Gônadas (Ovários e Testículos), que produzem hormônios com uma vasta gama de funções vitais. Os hormônios são substâncias químicas, secretadas pelos órgãos ou células dos órgãos em uma parte do corpo, e são transportados pela corrente sanguínea para outros órgãos ou tecidos, onde eles controlam ou regulam o desenvolvimento ou função dessas estruturas.
Capítulo 1 - Principais órgãos
1.1 HIPOTÁLAMO O hipotálamo é uma formação