anatomia cortes
A aula prática de laboratório foi sobre a preparação histológica e esquematização das estruturas observadas no microscópio óptico. Para uma boa observação ao microscópio os cortes devem ser o mais transparente possível e fino. Utilizamos os cortes em 3 diferentes posições:
- O corte Transversal: Feitos em um plano perpendicular ao maior eixo do órgão.
- O corte Longitudinal: Feitos em um plano paralelo ao maior eixo do órgão.
- O corte Paradérmico: Cortes superficiais, feitos em um plano paralelo á superfície do órgão.
OBJETIVO
A aula pratica de Anatomia e Fisiologia Vegetal tem por objetivo apresentar os cortes á mão livre com a folha Kalanchol, e observar os resultados obtidos no órgão vegetativo.
MATERIAIS
- Microscópio Óptico;
- Bisturi;
- 20 mL Solução De Lugol 10%;
- Lâmina;
- Lamínula;
- Conta Gotas;
- Água destiladas;
- Folha nome comum Kalanchol e nome cientifico Kalanchol Blosfediana.
METODOLOGIA
Primeiramente cortamos a folha o mais fino e transparente possível com o Bisturi em modo Transversal e em seguida colocamos em cima da lâmina, colocamos uma gota de Lugol e uma gota de água destilada, e logo em seguida colocamos por cima a lamínula. Levamos até o microscópio e observamos com o aumento de 4 x e de 10x. Depois cortamos a folha no modo Longitudinal, cortamos com o Bisturi, colocamos em cima da lâmina logo em seguida colocamos uma gota de Lugol e uma de água destilada e por fim colocamos por cima a lamínula e observamos no microscópio em 4x e 10x. E por último no mesmo procedimento cortamos a folha no modo Paradérmico.
RESULTADOS E DISCUSSÕES:
E os resultados obtidos na aula em 4x e 10x:
Corte transversal: Podemos observar a epiderme que é a primeira camada da célula, os feixes vasculares que seriam os pontos escuros da célula e o parênquima que seria as células claras.
Corte Longitudinal : Podemos observar no corte Longitudinal o feixe vascular é visto lateralmente.
Corte Paradérmico: Podemos observar a presença