Anatomia coronariana
ERIKA GURGEL
ANATOMIA CORONARIANA
Sistema Cardiovascular
Também denominado Sistema Circulatório. Circuito contínuo que transporta oxigênio e nutrientes a todas as células do corpo. Formado por uma “bomba” e uma rede de “canos”que equivale aproximadamente 96.560km. Coração: A Bomba Artérias/Veias: Os Canos
Artérias
Levam o sangue rico em oxigênio para fora do coração. O fluxo de sangue arterial é “pulsátil”. As artérias possuem três camadas de tecido separadas:
Íntima: delicado revestimento interno. Média: camada fina de tecido elástico. Adventícia: camada de músculo liso, responsável pelo “tônus” arterial e é capaz de aumentar ou diminuir o diâmetro do vaso.
Veias
Devolvem o sangue pobre em oxigênio ao coração (CO2). Estrutura mais delicada, sem a elasticidade e a força muscular das artérias. Pouca capacidade de contração, mas grande capacidade de dilação: o sistema venoso pode conter de 2-2½ vezes a quantidade de sangue que o sistema arterial contém. As veias possuem válvulas para evitar o refluxo do sangue e ainda manter constante a pressão do sistema circulatório.
Artéria Femoral
Continuação da artéria ilíaca externa. Artéria femoral profunda. Artéria femoral comum. Artéria femoral superficial.
Acesso vascular
-Técnica de acesso percutâneo
Aorta
Maior artéria do corpo com um diâmetro médio de 20mm. Transporta sangue rico em oxigênio a todas as partes do corpo. Formada por 4 segmentos: Aorta ascendente. Arco aórtico. Aorta descendente (Aorta torácica). Aorta abdominal.
Arco Aórtico/Raiz da Aorta
Denominado arco ou raiz porque parece um tronco de árvore. Origina superiormente e rapidamente envolve as costas do coração.
Ramos da Aorta
Artéria coronária direita e esquerda. Tronco braquiocefálico, dando origem a subclávia direita e artéria carótida comum direita. Artéria carótida comum esquerda. Artéria subclávia esquerda.
O Coração e seu Posicionamento