Anatomia celular
04/04/2013 - Juliana Miranda
As células são as menores partes constituintes dos seres vivos. Elas têm forma e funções definidas, como nutrição, produção de energia e reprodução celular.
A anatomia celular apresenta várias partes. Todas as células são envoltas por uma membrana, que delimita o espaço da célula e de seus componentes. A membrana celular também atua na filtragem de substâncias utilizadas pelo metabolismo celular. Saiba mais sobre a anatomia celular:
Membrana Plasmática - Formada por uma dupla camada de fosfolipídios (fosfato associado a lipídios) e proteínas espaçadas. Controla a entrada e a saída de substâncias da célula.
Desmossomos - São regiões especializadas que ocorrem nas membranas adjacentes de duas células vizinhas.
Retículo Endoplasmático – É o sistema circulatório da célula e atua como transportador e armazenador de substâncias. Existem dois tipos de retículos: o Retículo Endoplasmático Liso (onde há a produção de lipídios) e o Retículo Endoplasmático Rugoso.
Ribossomos - São grânulos de ribonucleoproteínas produzidos a partir dos nucléolos. A função dos ribossomos é a síntese protéica pela união de aminoácidos.
Mitocôndria – É uma organela citoplasmática formada por duas membranas lipoprotéicas. O interior é preenchido por um líquido denso, chamado de matriz mitocondrial.
Complexo de Golgi - São estruturas membranosas que elaboram e armazenam proteínas vindas do retículo endoplasmático.
Centríolos – São estruturas cilíndricas que dão origem a cílios e flagelos.
Peroxissomos – Estrutura com função de proteger a célula contra altas concentrações de oxigênio. Atuam na desintoxicação da célula.
Núcleo – Administra a célula. Ele é revestido por uma membrana dupla e é formado por cromatina, suco nuclear e um nucléolo.
Saiba Mais no GrupoEscolar.com: http://www.grupoescolar.com/pesquisa/anatomia-celular.html