Anatomia capilar
Eliana Yuki Takasaki Princípios de Estética Capilar
CABELOS
Os cabelos são estruturas anexas à pele e apresentam as principais funções :
PROTEÇÃO: isolante térmico, radiações, traumas e atritos
ADORNO: necessidade do ser humano em se embelezar e tornar-se mais atraente. É um dos fatores mais importantes para a aparência do rosto.
15/2/2012
Princípios de Estética Capilar - Profa. Eliana Yuki
2
DIFERENÇA ENTRE:
CABELOS: pêlos que recobrem o crânio do homem PÊLOS: podem estar presentes em quase todas as superfícies do corpo TIPOS DE PÊLOS: Pêlos terminais ou maduros: cabelos, cílios, sobrancelhas. São espessos, pigmentados e longos (podem atingir 4-6 cm no púbis e nas axilas e 2 cm nas sobrancelhas). Pelugem: é fina, quase invisível e recobre a maior parte da superfície cutânea. Tamanho inferior a 2 cm. Lanugo: uma variedade de pêlos que têm o feto e o recém-nascido. Muito mais finos e mais curtos que a pelugem.
15/2/2012
Princípios de Estética Capilar - Profa. Eliana Yuki
3
PILOGÊNESE OU NASCIMENTO DOS PÊLOS
2º e 3º mês de vida embrionária: primeiros esboços na região das sobrancelhas, do lábio superior e do queixo.
4º mês de gravidez: no restante do corpo se propaga da cabeça para a região mais baixa, progressivamente até o fim da vida embrionária. 7º mês de gravidez: aparecimento dos cabelos a partir deste mês.
15/2/2012
Princípios de Estética Capilar - Profa. Eliana Yuki
4
MORFOLOGIA GERAL DO APARELHO PILOSSEBÁCEO
O pêlo encontra-se alojado na epiderme, que é formada por 4 camadas superpostas que se distinguem da parte mais profunda à superficial em: 1. Camada Basal ou Germinativa: constituída por uma única fileira de células cúbicas, com núcleos grandes, responsáveis pela formação dos queratinócitos. 2. Camada Espinhosa ou Malpighiana: formada por 5 a 6 camadas de células que contêm mucopolissacarídeos, provavelmente podem constituir o cimento intercelular. 3. Camada