Leitura
Justificativa:
Na Educação infantil, a instituição de ensino trabalhada demonstra investir a grande parte do tempo no cuidar e brincar livremente (o que se faz extremante necessário a uma criança), porém esquiva-se no investimento do estimulo a pratica da leitura e contato com materiais que despertem a curiosidade pela mesma.
Ler não significa apenas decifrar as letras contidas numa historia, mas interpretar situações, símbolos, dar significados, criar.
Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores. Nesse processo estão envolvidos tantos processos cognitivos quanto emocionais. Os quais contribuirão para o desenvolvimento sadio da criança nos demais aspectos sociais, trabalhando-se também a interdisciplinaridade.
Problematica conforme observacoes e diagnosticos realizados pelos professores, os alunos demonstraram certo desinteresse por atividades relacionadas a leitura.
Diagnostico esse que levou a formulação da hipótese de que a razão de tais dificuldades estaria ligada ou pouco acesso a materiais de leitura como livros, gravuras de historias, ouvir contos, historias em DVD, dentre outras atividades de dinamismo na leitura.
Objetivos:
- Estimular o prazer pela leitura, considerando a interdisciplinaridade e a atuação de toda a escola nesse processo; • Trabalhar com gêneros literários diversos, possibilitando ao aluno o re conhecimento e utilidades em seu dia a dia
• Resgatar a história de sua comunidade por meio de contos populares
• Desenvolver o reconto de histórias e a produção textual.
Relacionar textos e ilustração, manifestando sentimentos, experiências, idéias e opiniões, definindo preferências de assuntos. Ampliar o repertório de histórias conhecidas;
• Familiarizar-se com as histórias;
• Construir o hábito de ouvir histórias e sentir prazer nas situações que envolvem leitura de história; • Aproximar-se do