Anarquismo
Definição:
É uma filosofia política que engloba teoria ações que objetivam a eliminação total de todas as formas do governo compulsório. De m odo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, assim preconizam os tipos de organizações liberárias. É um conjunto de princípios políticos, sociais e culturais, que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação, e também uma sociedade baseada na liberdade total.
Anarquia significa a ausência de coerção e não a ausência de ordem, ou seja, “sem governo”.
Movimentos Anarquistas:
Ação de grupos anarquistas, em conjunto ou separadamente, composto por células orgânicas, comunas, grupos, centros de estudos, uniões e federações.
O movimento anarquista não é exclusivamente uma organização de operários para operários, é ação de indivíduos que se opõem e dão combate ao capitalismo, almejando a derrocada do Estado e a reconstrução de uma Nova Ordem Social, descentralizada horizontalmente, autogestionária. Não é a revolta dos estômagos, é a revolução das consciências! O Movimento Anarquista não se firma na luta de classes ou pretendem instalar os governados no lugar dos governantes, seus fins são de acabar com as classes, tornar o homem irmão do homem, independente de cor, idade ou sexo. Não visualiza a igualdade metafísica ou de tamanho, força, necessidades, quer a igualdade de possibilidades, de direito e deveres para todos.
Anarcosíndicalismo
O Anarcosíndicalismo é ao mesmo tempo uma doutrina e um método de luta.
Como doutrina, parte do trabalhador, célula componente da sociedade que pretende aperfeiçoar e desenvolver. Como método de luta, pretende a anulação do sistema capitalista pela ação direta, pela greve geral revolucionária e a substituição por uma sociedade gerida por trabalhadores em autogestão. Sua força reside no conjunto de organizações operárias (sindicatos, uniões e federações) voluntárias, livremente associadas.
A diferença