Anarquismo e Comunismo
Tema: Anarquismo e Comunismo
Introdução
Neste Trabalho, pretendo apresentar os conceitos gerais das ideologias Anarquista e Comunista, bem como salientar suas principais diferenças, mostrar os principais acontecimentos durante as mesmas e suas eventuais consequências, tendo em vista, o Comunismo ter protagonizado algumas das principais revoluções da história.
Anarquismo
Conceito Básico: é uma filosofia política que engloba teorias, métodos e ações que objetivam a eliminação total de todas as formas de governo compulsório e de Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita.
Anarquismo não é doutrina, não é religião, portanto não reverencia nenhuma espécie de livros ou obras culturais, nem linhas metodológicas rígidas, o que o definiria infantilmente enquanto ciência constituída. As obras relacionadas ao anarquismo são, no máximo, fontes de experiências delimitadas histórica e conjunturalmente, passíveis de infinitas adaptações e interpretações pessoais.
Em síntese, o anarquismo é convencionado entre os libertários como sendo a emergência de um sentimento puro, onde cada adepto deve desenvolver dentro de si mesmo o seu próprio instrumental intelectual para legitimá-lo e, mais do que isso, potencializá-lo abstracional e concretamente.
A teoria Anarquista tinha como principais interesses o Amor Livre e a Educação Libertária que eram, respectivamente, o fim da discriminação dos direitos das mulheres e a transformação da sociedade por meio da educação.
Comunismo
Conceito Básico: O comunismo pode ser definido como uma doutrina ou ideologia (propostas sociais, políticas e econômicas) que visa a criação de uma sociedade sem classes sociais. De acordo com esta ideologia, os meios de produção (fábricas, fazendas, minas, etc.) deixariam de ser privados, tornando-se públicos. No campo político, a ideologia comunista defende a ausência do Estado.
O grande