Anapaula
A inclusão social é um assunto que tem sido vastamente discutido nas últimas Décadas. Por conseguinte, a escola, por ter o desempenho de designar oportunidade para o procedimento de interação social e por ser um lugar propício a transformações sociais, tem sido o principal foco de toda essa discussão. O grande assunto a ser estudada é: de que forma a escola regular pode concretizar o procedimento de inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em suas atividades pedagógicas, sem que esta consistir em exclusivamente uma integração social, porém seja verdadeiramente uma prática inclusiva com efeitos positivos na aprendizagem. Esta questão se compõe um problema, no conceito em que, nem a escola, em sua estrutura física e pedagógica está organizada, nem o profissional da educação influente nesta escola se julga garantido para o enfrentamento deste desafio.
Desenvolvimento
Atualmente dobrou o número de alunos com deficiência matriculados nas escolas regulares do país. A inclusão necessita continuar a crescer e as redes necessitam estar aprontadas para receber bem esses estudantes com ações que vão do melhoramento dos espaços físicos à mobilização da comunidade escolar. não é necessário pensar em "adaptação" para a deficiência, e sim cogitar ambientes e atividades que possam incluir qualquer pessoa.
Como cometer as mudanças estruturais e organizar a escola para a inclusão? Ela apresenta de esta aprontada para ganhar os alunos com deficiência antes de eles chegarem ou necessitam almejar para descobrir suas necessidades É preciso haver condições para que essas crianças entrem na escola. A escola necessita apresentar todas as condições a fim de que o aprendizado seja eficaz. O fundamental instrumento para isso é o Atendimento Educacional Especializado. O AEE necessita se articular à sugestão pedagógica do ensino comum, empregando as salas de recursos