Analize De Investimento Fluxo De Caixa Engenharia Economica 1
A finalidade da engenharia financeira é atender as necessidades específicas de uma empresa, combinando os já existentes ou criando novos produtos financeiros.
Devem ser analisados cuidadosamente os impactos sob os aspectos legal, contábil, comercial, técnico, operacional, ambiental etc.
Um investimento envolve grande volume de recursos em capital humano, intelectual, material e financeiro.
A engenharia econômica apresenta a melhor alternativa de investimento dentre as várias existentes, por meio de comparações.
Exemplos:
- substituição de uma máquina velha por uma nova;
- instalação de fábrica nova ou aumento da capacidade da fábrica atual;
- gastos com pesquisas e desenvolvimento de produtos ou compra de tecnologia;
Fluxo de Caixa
O Fluxo de caixa é um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período – pode ser diário, semanal, mensal, etc.
O fluxo de caixa é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber, de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização.
O objetivo do fluxo de caixa é projetar o resultado futuro da empresa, fruto de suas atividades atuais ou valor agregado por um novo projeto de investimento.
Porém, estes os relatórios apresentam ótica contábil e destinam-se principalmente ao fisco e são afetados por distorções provenientes de valores históricos, depreciação (não representa saída de caixa) e despesas não financeiras.
Sendo assim, para eliminar esses distorções, foi criado um método de elaboração denominado fluxo de caixa livre (FCL) ou Free Cash Flow (FCF), que permite avaliar com mais precisão os impactos sobre o caixa.
O Fluxo de Caixa Livre é calculado para conhecer o valor disponível aos investidores