Analista sistemas
1. Introdução
Biometria refere-se ao mecanismo de identificação de pessoas através de suas características intrínsecas como voz, assinatura, impressões digitais, íris, face ou geometria da mão, etc. mecanismo este que é realizado com ajuda de aparelhos específicos para esse fim.
Os aparelhos biométricos funcionam por meio da captura de amostras do ser humano (íris, retina, dedo, rosto, veias da mão, voz e até odores do corpo). Essa amostra é transformada em um padrão, que poderá ser comparado para futuras identificações. A biometria se baseia na idéia de que alguns traços físicos, denominadas "mensurações unívocas" de cada pessoa, são exclusivos e os transforma em padrões.
A biometria digital refere-se especificamente ao uso das digitais dos dedos para realizar a identificação ou verificação. A Identificação é a tecnologia que permite saber quem é o usuário apenas pelas suas impressões digitais. A pessoa apenas coloca o dedo no sensor e o resultado é o nome dela (identificação). A verificação é a tecnologia que permite comparar a impressão digital de uma pessoa com a impressão digital da pessoa que ela alega ser. Na verificação é necessário possuir um identificador que possa estar relacionado com a impressão digital da pessoa. Esse identificador normalmente é aquele usado no cartão de identificação da pessoa.
Enquanto na identificação a impressão digital a ser pesquisada é comparada contra todas as impressões cadastradas, é dizer 1:N(um contra N) comparações, na verificação a impressão digital é comparada apenas contra a impressão digital da pessoa que alega ser, é dizer 1:1(um contra um) comparações. Pode-se dizer que a verificação é mais eficiente na recuperação.
Pelo indicado o objetivo deste trabalho é realizar o estudo da possibilidade da