Analista de Segurança
Deve ter um sólido conhecimento das tecnologias da informação e segurança da informação.
Exigência de nível superior:
Nem sempre, embora recomendável.
Conhecer o plano de negócios da empresa.
O candidato ao posto precisa ser inteligente, articulado e líder persuasivo que pode servir como um membro efetivo da equipe de gerência sênior e que é capaz de comunicar e expressar conceitos relacionados com a segurança da informação, incluindo um amplo leque de técnicos e não técnicos.
Ter conhecimento das leis vigentes e relacionadas ao negócio.
Deve ter experiência com planejamento de continuidade de negócios, auditoria e gestão de riscos, bem como do contrato e da negociação com fornecedores.
Conhecer as expectativas do corpo executivo em relação a sua atividade.
Possuir certificações especificas na área (Ex.: CRISC, CISA, CISM, MCSO)
Responsabilidades
Supervisionar o departamento administrativo de segurança com o objetivo de proteger os ativos da empresa, propriedade intelectual e os sistemas tecnológicos, bem como a segurança física dos funcionários e visitantes.
Gerenciar a implementação e manutenção da política de segurança global, normas, diretrizes e procedimentos para garantir a manutenção permanente de segurança, proteção física, a prevenção de incidentes no local de trabalho, sistemas de controle de acesso, vigilância por vídeo, dentre outros. A proteção também inclui a arquitetura de segurança de rede, acesso à rede e acompanhamento das políticas, da educação e sensibilização dos funcionários, e conscientização em toda a organização.
Identificar e definir os objetivos de proteção e métricas coerentes com o plano estratégico da empresa.
Atuar com outros executivos para priorizar as iniciativas de segurança e os gastos com base na gestão adequada dos riscos. Os planos de continuidade de negócios devem ser avaliados.
Manter relacionamentos com os centros de incidentes locais, estaduais e outros órgãos relacionados.
Supervisionar o