Analista de negócios e de sistemas da informação
1. INTRODUÇÃO 2 2. ORIGEM 3 3. O QUE É UM ANALISTA DE NEGÓCIO? 4 4. A DIFERENÇA ENTRE ANALISTA DE SISTEMAS E DE NEGÓCIOS 5 5. ÁREAS DE CONHECIMENTO 6 6. COMPETÊNCIAS FUNDAMENTAIS 7 7. MODELO DE VAGA PARA ANALISTA DE NEGÓCIOS 8 8. CONCLUSÃO 12 9. BIBLIOGRAFIA 13
INTRODUÇÃO
Com a competitividade entre as empresas, o papel do Analista de Sistemas está sendo transferido para o Analista de Negócios e de Sistemas de Informação. O Analista de Negócios além de conhecer o sistema empregado vem a conhecer o modelo de business e suas estratégias obtendo assim melhor resultado as empresas.
Nos dias de hoje, as empresas estão procurando talentos, pessoas que possam ajudar e contribuir para o sucesso do negócio. Com a chegada da alta tecnologia e a concorrência entre as empresas esta atitude é necessária.
Agora, quem vem a ser este profissional? Quais as diferença entre ele e os analista de sistemas? Quais são as características necessárias? O que o mercado exige?
Este trabalho procura responder essas perguntas e esclarecer a atuação do Analista de Negocio e de Sistema de Informação do ambiente de trabalho das empresas.
ORIGEM
O Analista de Negócios e de Sistemas de Informação tem a origem da sua atuação no Analista de Sistemas que, como se sabe tinha a função de satisfazer as exigências tecnológicas referentes aos aplicativos (softwares) por ele concebidos. A preocupação com o 'negócio' ficava para os gestores do negócio, que na maioria das vezes, não possuíam o conhecimento da Tecnologia da Informação (TI).
Na década de 90, área de negócios era e responsabilidade quase que exclusiva dos gestores de negócio, profissionais sem nenhum conhecimento ou experiência em Tecnologia da Informação. O analista de negócios veio unir o conhecimento e a experiência entre as áreas de negócios e Tecnologia da Informação.
Essa união, numa única profissão, é resultado da evolução das organizações que sentiram a necessidade de se adaptarem a