analises das demonstrações financeiras
Rejane Moreno
ATIVIDADE ESTRUTURADA
QUESTÕES:
01 – O que é auditoria contábil?
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações e confirmações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das demonstrações contábeis deles decorrentes.
02 – Quais os objetivos da auditoria?
A auditoria têm por objetivo averiguar a exatidão dos registros contábeis e das demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio.
03 – Quais empresas são obrigadas a passar pelo procedimento de auditoria?
Companhias abertas, empresas de grande porte, ainda que não constituídas sob a forma de sociedade por ações,devem ser auditadas. As empresas de grande porte são aquelas que tenham, no exercício anterior, ativo total superior a R$ 240 milhões ou receita bruta anual superior a R$ 300 milhões, instituições financeiras, demonstrações consolidadas de controladoras e controladas, sociedades seguradoras, de capitalização, resseguradoras locais e entidades abertas de previdência complementar.
04 – Como é caracterizada a auditoria independente?
A auditoria independente das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a adequação com que estas representam a posição patrimonial e financeira, o resultado das operações, as mutações do patrimônio líquido e as origens e aplicações de recursos da entidade auditada, consoante as Normas Brasileiras de Contabilidade e a legislação específica no que for pertinente.
05 – Quem pode exercer a função de auditor independente?
Para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser bacharel em Ciências Contábeis e devidamente