Analises clinica
[pic]
[pic]
Introdução
Estuda as lesões, suas causas, sua patogenia e suas conseqüências, interessando apenas o seu reconhecimento, a sua identificação, o que servirá posteriormente quando reuni-las em um ou mais sistemas do organismo para firmar um determinado diagnóstico.
-Conceitos Gerais:
-Etiologia: é o estudo das causas das lesões encontradas nas enfermidades.
-Patogenia: é o estudo dos mecanismos que desenvolvem as lesões, desde o primeiro contato com o agente até o desfecho final.
-Síndrome: é um conjunto de sintomas de uma determinada doença.
-Lesões: são os sinais macros e microscópicos deixados pelo agentes patológicos durante suas incursões nas células, tecidos ou órgãos.
-Morte Celular: é denominado também de necrose (coagulação, caseificação e liquifação).
-Apoptose: é um processo de morte celular individual e ativo, caracterizado pela fragmentação nuclear e pela formação de corpos apoptóticos. Ao contrário da necrose, não ocorre liberação do seu conteúdo celular para o interstício e, consequentemente não inicia inflamação
Necropsia:
-É um procedimento médico que consiste em examinar um cadáver para determinar a causa e modo de morte e avaliar qualquer doença ou ferimento que possa estar presente.
Sinal Clínico (animal vivo) X Lesão (animal morto)
*Primeiramente necessita-se do histórico clínico (anamnese) do paciente, para depois começar a inspeção, começando exteriormente com aberturas naturais, mucosas, presença de secreções, lesões de pele, olhos.
*Observação: quanto mais quente o ambiente, animais com pena, espessa camada de gordura ou lã, a decomposição se dá mais rápida (pelo fato de não haver a dispersão do calor).
Alterações Pós-Morte (post-mortem):
-Introdução: -Definição: seqüência de degenerações que ocorre nas células e tecidos, a partir do momento que se encerram as atividades vitais do organismo como um todo (parada dos sistemas cardiovascular e