Analise e projeto de sistemas
As tecnologias provocam mudanças significativas em todas as áreas do conhecimento, não sendo diferente na área da informação. As transformações econômicas e sociais, a explosão informacional, a competitividade, trouxeram a necessidade de rever os processos que envolvem as bibliotecas e seus serviços, como registrar, recuperar e fornecer informações. Com cenário atual de instabilidade e incertezas exige cada vez mais organizações flexíveis e com rapidez nas tomadas de decisões, com um Sistema de Informação grande dificilmente esta empresa sobreviverá sem estar informatizada. Outro fator importante é a interação entre as Tecnologias de informação e homem, que fazem com que o Sistema de Informação tenha funcionalidade e utilidade para a organização. De acordo com Wikipédia (2010), Sistemas de Informação é a expressão utilizada para descrever um sistema automatizado ou manual, que envolve pessoas, máquinas, e métodos para organizar, coletar, processar e distribuir dados para os usuários do sistema envolvido. Um Sistema de Informação poder ser usado então para prover informação, qualquer que seja o uso feito dessa informação. As principais vantagens que um sistema de informação apresenta são: • Otimização do fluxo de informação permitindo maior agilidade e organização; • Redução de custos operacionais e administrativos e ganho de produtividade; • Maior integridade e veracidade da informação; • Maior estabilidade; • Maior segurança de acesso à informação.
Mapeamento de Processos
Fundamental para identificação dos processos essenciais e para análise sistêmica das organizações. A relevância do mapeamento, possibilita, desenhar, representar sequências de processos, subprocessos, atividades, tarefas.
A elaboração de fluxogramas também chamada de diagramação lógica ou de fluxo, é uma ferramenta inestimável para se entender o funcionamento interno e os relacionamentos entre os processos